Jornal BioquimiCAp

Carregando:
"Jornal BIOQUIMICAp: ACONTECEU- Lote de sucos AdeS é contaminado por produto de limpeza em Pouso Alegre (MG)"

Image Map

28 de junho de 2013

ACONTECEU- Lote de sucos AdeS é contaminado por produto de limpeza em Pouso Alegre (MG)

Por Humberto Aguiar Dias Neto


Em 25 de fevereiro, devido a uma falha na operação das máquinas, foram envasadas, na fábrica da Unilever de Pouso Alegre (MG), 96 unidades, no lote AGB 25, de hidróxido de sódio (soda cáustica) 2,5% dissolvido em água, que teoricamente deveria ser de suco com soja AdeS (embalagem de 1,5 litros). Esse lote foi distribuído nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Com a redução do estoque do suco no tanque que alimentava a linha de envase, é dado fim ao processo de envasamento e iniciado o de higienização. Porém, a máquina foi novamente acionada por um funcionário e a substância destinada à limpeza foi envasada onde deveria estar o suco de soja.

Foi na embalagem do suco com soja AdeS sabor maçã, da linha TBA3G, que foram envasadas as soluções de soda cáustica.


Foram registrados, desde o início de março, 14 casos de pessoas que foram contaminadas. Um adolescente de 17 anos de Ribeirão Preto (SP), ao perceber um ardor na mucosa cuspiu a solução, teve sangramento e a formação de fissuras no interior de sua boca. A família diz que o jovem perdeu a sensibilidade no local.
O hidróxido de sódio (NaOH), popularmente chamado de soda cáustica, é uma base inorgânica bastante utilizada no processo de limpeza, por reagir com gorduras (substâncias apolares e insolúveis em água, um solvente polar) formando sabões, que são solúveis em água.

Processo de saponificação utilizando hidróxido de sódio (NaOH). Os sais, nesse caso, correspondem ao sabão.


Trata-se de uma substância agressiva para nosso corpo, especialmente nos tecidos da pele, olhos e mucosas, onde tem ação corrosiva. Pode causar cegueira, fortes queimaduras na pele e nas vias respiratórias, desencadeando pneumonia química em caso do contato ser prolongado. 


O hidróxido de sódio, encontrado nas condições ambiente em forma sólida, é uma substância corrosiva.


Em caso de contato com a pele ou olhos, a região deve ser lavada com água corrente (e sabão, no caso da pele) durante cerca de 15 minutos. E em caso de ingestão, dar água à vítima se ela estiver consciente e procurar assistência médica. É importante que não seja induzido vômito.

Queimadura na pele provocada pelo contato com a soda cáustica



No dia 14 de março, foi anunciado recall pela Unilever no lote AG, da linha TBA3G, por risco de queimadura. Essa mesma linha, onde ocorreu o acidente, foi inativada após a realização de uma inspeção sanitária solicitada pela Anvisa, havendo suspensão da fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os sabores do produto dessa linha de produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário